Onça-parda (Puma concolor)

Suçuarana (Puma concolor) empalhada – também conhecida como Puma, onça-parda, onça-vermelha, cougar, jaguaruna, leão-baio, leão-da-montanha – , que foi atropelada em 2007 na rodovia que corta o Parque.

Devido ao processo de desmatamento no norte do Paraná, restaram poucos remanascentes, sendo o PEMG, o maior da região. Ele representa um importante refúgio para diversas espécies de animais, sendo que muitas delas encontram-se ameaçadas de extinção, enfatizando, deste modo, a importância de sua conservação. Dentre os mamíferos existentes no parque, vale destacar a onça-parda (puma concolor), que encontra-se presente na lista da fauna ameaçada de extinção do Ministério do Meio Ambiente de 2003. Através de corredores ecológicos, o puma transita pelo PEMG, que consiste, portanto, em um local de passagem para esta espécie, que provavelmente é proveniente de outras áreas da bacia do rio Tibagi. Ela não permanece muito tempo no parque pois precisa de áreas extensas para viver. Por meio de um estudo realizado no parque, foi possível determinar que sua dieta ali constitui de catetos, tatus, ouriço, gambás e outros mamíferos, além de cobras, lagartos e aves.

Mariana Lorenzo

Referência Bibliográfica:

– SEKIAMA, Margareth. ROCHA, Vlamir. Ecologia do Parque Estadual Mata dos Godoy. Itedes. Londrina. 2006.

Anúncios

Sobre Mariana Lorenzo

Faz mestrado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR, na área de primatologia, cujo projeto consiste no estudo de comportamento e ecologia de macacos-prego. Especialista em Biologia Vegetal, Ecologia e Manejo de Espécies Silvestres; Graduada em Gestão Ambiental e Ciências Biológicas. Nome completo: Mariana Pauletti Lorenzo
Esse post foi publicado em BIODIVERSIDADE, Mamíferos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s